Turbine a sua estratégia de transformação digital com a Glassbox!


Nem todas as empresas estão preparadas para as transformações digitais dos próximos anos. Não basta apenas desenvolver canais digitais bonitos aos olhos porém pouco funcionais ou sujeitos a erros que atrapalham a fluidez do cliente durante a execução de uma transação.


O segredo do sucesso é entender os passos e as dificuldades do consumidor encontrando erros escondidos que dificultam a navegação ou a compra, muitos são os software que oferecem isso, mas poucos entregam o que prometem.

Escolher uma ferramenta adequada para isso é o solução para este dilema. Pensando nisso buscamos em todo mundo uma solução que executasse isso com perfeição e encontramos a Glassbox. Essa solução gera insights automáticos, dashboards, relatórios e alertas capazes de alavancar os negócios. Quantos clientes são perdidos em uma transação todos os dias e nem ficamos sabendo?


Os canais digitais oferecem agilidade e praticidade aos clientes, neles nós também conseguimos compreender o cliente, suas necessidades e dessa forma podemos aperfeiçoa-lo para poder dar ao cliente a experiência que ele busca.


Fazer operações financeiras e investimentos, compras de supermercados, eletrônicos, livros, solicitar um guincho quando o seu carro quebra de forma inesperada, solicitar reembolso de uma consulta médica e tantas outras coisas hoje podem ser feitas na Web ou em aplicativos móveis disponibilizados por empresas em diferente segmentos.


Mas como saber se esses canais digitais estão atendendo a necessidade do meu público alvo? Será que os canais digitais que a minha empresa disponibiliza ao mercado são facilmente compreendidos pelos clientes? Estou perdendo negócios? Existem erros técnicos no frontend ou no backend que dificultam ao cliente finalizar a transação?

O mercado financeiro por exemplo passa por transformações com empresas de segmentos de mercado completamente diferentes do seu que agora ofertam serviços financeiros fazendo frente às ofertas tradicionais dos bancos.


Isso não significa que bancos vão desaparecer, pelo contrário, eles hoje detém a confiança das pessoas no quesito segurança de onde manter o dinheiro e a transformação digital traz inúmeras oportunidades a serem exploradas.


Outro setor que passa por transformação é o varejo. Essa transformação pode ser percebida claramente nos investimentos feitos por esse segmento em seus canais de e-commerce. Redes de lojas, supermercados e empresas de varejo que já nasceram 100% digital lutam para conquistar clientes em uma arena onde a perda do cliente pode estar a um clique da finalização da compra por um problema de UX, semântico, técnico ou qualquer outro que ferramentas tradicionais não lhe permitem identificar.


Como fazer com que seus canais digitais atendam a necessidade de seus clientes, aumentem a participação deles na geração de receitas e lhe permita trabalhar de forma pró-ativa na resolução de problemas que impactam a conversão?


Ferramentas tradicionais de analytics demandam não apenas conhecimentos técnicos para implementá-las e utilizá-las de forma efetiva, mas também exigem um esforço adicional na definição na estratégia de "tageamento" ou orquestração do que se quer monitorar.


Isso faz com que as análises fiquem amarradas a cenários pré-estabelecidos muitas vezes não permitindo análises ad-hoc e retroativas. Uma vez que o cenário não foi planejado e "tageado" previamente e as informações só passaram a serem coletadas a partir do momento que foram "tageadas", a sua análise só poderá ser feita com dados coletados a partir daquele momento.


A nossa visão vai além da análise tradicional, somos focados em auxiliar os nossos clientes a compreender o comportamento digital de seus clientes enquanto navegam nos canais digitais em "near real time", ver onde eles abandonam, que problemas eles enfrentam na realização das operações e, finalmente, definir KPIs que são monitoradas constantemente e avisem os stakeholders do canal quando existe um desvio no comportamento ou um problema técnico que está afetando o cliente.

A Glassbox é hoje a ferramenta mais utilizada pelas maiores empresas do segmento de finanças, seguros e viagens do mundo na base de suas estratégias de canais digitais.


Sem a necessidade de se preocupar com "tageamentos", a solução Glassbox coleta e analisa 100% das sessões dos usuários de nossos clientes, permitindo a criação de funis de conversão e a geração de relatórios ad-hoc que lhe permitem segregar e analisar seus clientes a fim de entender onde eles abandonam a transação e, mais importante, o porque eles fazem isso.

Análise do Funil de Conversão

A navegação do cliente também é gravada e pode ser reproduzida para dar mais insights do porquê do abandono.


Toda a informação pessoal e sensível do cliente é mascarada ou pode se optar por não gravá-la, dando flexibilidade a estratégia de negócios.

E, com o uso de machine learning fica ainda mais fácil você identificar oportunidades de negócios ou prevenir problemas.


Dashboard de anomalias da aplicação

A solução é compatível com a legislação de proteção de dados e está sendo utilizada como apoio a GDPR para encontrar as sessões dos clientes que solicitam que seus dados sejam apagados.


Uma vez que a solução Glassbox identifica cada comportamento do cliente nos canais digitais, ela pode ser utilizada em diversos casos de negócios e análise de fraudes é também um deles.


Por exemplo, é possível contar quantas vezes um campo foi preenchido e depois preenchido novamente pelo mesmo usuário.


No caso de uma seguradora, a solução Glassbox identificou que, durante uma cotação de seguro de veículo, informações do formulário de perfil, que impactam no prêmio do seguro, foram alteradas diversas vezes levantando a hipótese de uma fraude.

Reprodução da gravaçãp do cliente e detecção de alteração de campo

Também muito se fala da jornada digital do cliente, a solução Glassbox traz, além dos funis de conversão, o mapeamento automático de jornada do cliente. Diferente do funil de conversão que podemos compará-lo com o trabalho de planejamento feito pela empresa para desenho do caminho ideal, a jornada é algo que foge ao controle da empresa, porque o cliente pode escolher caminhos diferentes para realizar uma mesma tarefa.


O mapeamento automático de jornada é uma ferramenta extremamente poderosa e importante na estratégia digital, ver os caminhos que os clientes percorrem antes de realizarem determinada ação, permitem a você eliminar pontos cegos do planejamento original e refinar a sua estratégia.

Mapeamento automático de jornada do cliente

A digitalização dos negócios traz desafios antes inimagináveis às empresas, a competição daqui para frente passa a ser pela carteira virtual de indivíduos ávidos a consumir serviços e realizar compras por meio de canais digitais disponibilizados a eles.


Finalmente, a variedade de casos de usos suportados pela solução Glassbox são vários e, certamente a possibilidade de tratar esses casos dentro de uma mesma plataforma, tanto para aplicações Web quanto para aplicações móveis é um diferencial muito importante.


Venha conhecer mais sobre a solução Glassbox.


Marcelo Carrera Sales Director and Co-founder at Digital Monk Mobile: +55 (11) 99497-7768 marcelo.carrera@digitalmonk.com.br



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